terça-feira, 6 de abril de 2010

Treinamento Bloco a Bloco - LEGO Março/2010

Gente vocês precisam saber que o treinamento foi tudo de bom!!!!



Na Divisão Criança fomos eu - Ruth e o técnico agrícola Frank Hernane - Eug. de Melo. O treinamento ocorreu em São Paulo, nos dias 29, 30 e 31 de março. Lá conhecemos muita gente boa... digo boa nos sentidos de índole e também de conhecimento - muito bom estar com pessoas tão esforçadas e que sabem compartilhar conhecimentos. Sem contar a equipe da LEGO: Neusa, Ângela e Adriano's... em público o nosso muito obrigada (meu e da instituição) pelo carinho, atenção e oportunidade que vocês proporcionam a nossas crianças e adolescentes.


Na foto a frente fazendo a apresentação Neusa Costa

Vou tentar resumir o que aconteceu nestes três dias pois, na verdade, tenho certeza é que vocês querem é ver aos registros: fotos, pequenos vídeos,... ou seja, que demonstrem e consigam dar idéia do que estivemos fazendo na semana passada......

No 1° dia apresentaram a equipe, proposta, objetivos (que mais para frente dá para socializar de uma maneira mais formal), enfim, infomações báscias da proposta. Hoje, a equpe tem parceria com a Zoom Education of Life e Lego Education da Dinamarca - Charity e atende aproximadamente 205 instituições (06 escolas e várias organizações do 3°setor) na faixa etária de 10 a 15 anos, sendo  a maioria localizada em áreas de maior vulnerabilidade.


* O objetivo do projeto é de estimular crianças e jovens a refletirem sobre o "Brasil que queremos" , por meio da metodologia do aprender fazendo e com o uso da robótica educacional.

* O intuito do Bloco a Bloco é desenvolver habilidades, competências, valores e atitudes para a vida - dentro dos 4 pilares, com ênfase no aprender a fazer, com a proposta de se construir um 5° elemneto/pilar - que é o aprender a agir.

-  Durante o encontro foi extremamente enfatizada a importância de encaminhamento dos registros e feedback às autoridades de onde foram realizadas as pesquisas de campo, com intuito de mudar, adequar a realidade em que vivem, bem como atuar, poder modificar realidades hoje precárias, defasadas e/ou inadequadas, com a participação dos cidadãos, apontando essas reais necessidades e até mesmo, possibilitando participar da construção dos planos orçamentários, projetos junto aos fornecedores de energia, água, esgoto... para que cada umn pense em coisas que podem ser até mesmo simples, mas que sejam palpáveis, reais, com ações efetivas, passando da investigação para reflexão e mobilidades de ação... formando cidadãos atuantes - críticos e participativos.

- Foram explicados que existem os torneios, que deverão ocorrer neste ano nos dias 24 e 25/11, bem como as modalidades (documentário, stop motion: tema livre e na temática do ano, desafio de robótica e desafio de design, além das 06 missões que são surpresa durante o evento), datas de inscrição para o torneio (1°/08 a 15/09) , dimensões da maquete (2,0m X 1,20m)

Ainda neste dia, no período da tarde, trabalhamos com uma pequena construção de maquete relacionada ao tema  e fizemos a apresentação em grupos.


Na foto: apresentações  dos grupo com a participação  do Técino Agrícola da unidade  de Eugênio de  Melo -Divisão Criança - Frank Hernane



Amanhã eu publicarei os demais relatos e rgistros dos 2° e 3° dias....

Beijos e não percam,
                    Ruth Fernandes Zorneta
              Orientadora Info &Comunic. DC


Gente, bom dia!

Desculpem a minha falha da não  postagem na data de ontem...

Bom, vamos  ao 2° dia:

Nesta data, o grupo foi dividido em duas atividades que se intercalaram na proposta para o 2° e 3° dias, entre stop motionrobótica (com os Adriano's).

Na foto: Monitor - Eng. Adriano Machado  e um colega de grupo -Renato,

Ficamos no grupo de Stop Motion  - onde nos foram passadas as informações de Frame por Segundo, em que o padrão FPS são 36, porém,  o adequado para animação são de 12 FPS, onde  nos foram dadas atividades como: formação das equipes e nomenclatura, criação dos personagens, cenário e veículo, bem como, o desenvolvimento dos trabalhos com o Animator .

Na foto:  grupos em discussão para elaborar  as  atividades propostas para odia e abaixo a maquete/ cenário criado pelo grupo que eu estava compondo  : Fast Wash







No  período da manhã criamos as equipes e focamos na criação da maquete/cenário, personagens e veículos, além da produção da história e capturação das imagens para confecção do vídeo que deveria ter aproximadamente 40 ssegundos de animação.

Já no período da tarde, editamos em movie maker e seguidamente  elaboramos outros vídeos de stop motion com massinha de modelar, desenhos livre à mão, entre outras propostas de criação e edição.
  
No 3° dia anterior a oficina de robótica  tivemos uma fala de sensibilização e agradecimento do empenho das entidades que já desenvolvem  o  projeto e da importância do comprometimento  de cada um dos envolvidos em divulgar e registrar os  processos em andamento.

Foi bastante emocionante  a  fala... as imagens dizem tudo:
 



Bom, vamos as atividades desenvolvidas neste 3° dia  na oficina de Robótica com  o Eng. Adriano Tefani.




Fomos divididos em equipes formadas por:
  •   Organizador: reponsável por organizar e distribuir as peças das maletas
  • Construtor: quem solicita e recebe as peças para executar a montagem
  • Programador: fará os  programas a serem executados, conforme demandas e orientações de dados
  • Líder de Equipe:  Fará a  apresentação do grupo, bem como,  elaborará os relatórios dos trabalhos desenvolvidos.

.